Por: Dr. Eduardo Diniz - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Publicado em 13/08/2018 - Atualizado 31/01/2019
Os sintomas da trombose são muito úteis no momento do diagnóstico da doença. Por isso, se o paciente for capaz de notá-los e relatá-los descritivamente durante a consulta, a percepção do especialista pode ser bastante eficaz.
Isso pois os sintomas da trombose venosa podem ser confundidos com outras causas que, por vezes, podem gerar confusão ao profissional que avalia o quadro. A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo dentro de algum vaso do organismo.
A importância de um diagnóstico coerente é fundamental para um tratamento seguro. Dessa forma, é fundamental que o paciente note as alterações que o corpo está manifestando para relatar ao especialista todas as suas características.
Os principais sinais da trombose que devem ser cuidadosamente notados pelo paciente por meio do exame clínico são:
Para as queixas relacionadas à trombose, que não são identificadas durante o exame físico, chamamos de sintomas. As dores nas pernas, que comumente se iniciam na região da virilha, podem aparecer em repouso ou em movimentação da perna. O inchaço de parte ou de todo o membro comprometido de apenas uma perna também aumenta as suspeitas de trombose venosa.
Dessa forma, o aumento do volume da perna é consequência do acúmulo de líquidos da musculatura. A dor também se intensifica quando a musculatura é tocada, em decorrência da compressão dos nervos que passam entre os músculos.
É importante identificar a saúde das pernas reconhecendo as alterações funcionais, que podem sugerir o desenvolvimento da trombose ou outras doenças venosas. Anote as percepções e leve até o médico, juntamente com suas dúvidas. Assim, outras medidas ajudarão no diagnóstico:
Além dos sinais e sintomas, o cirurgião vascular irá levar em consideração as informações do histórico pessoal e familiar do paciente, além de analisar os fatores de risco conhecidos.
Contudo, o exame físico e a probabilidade verificada de outros diagnósticos serão capazes de classificar o paciente em um grupo de alta, média ou baixa capacidade de apresentar um quadro de trombose venosa. Assim, mediante à queixa, alguns exames serão solicitados para a confirmação da doença:
A importância do diagnóstico do cirurgião vascular é fundamental para que a causa da trombose venosa não seja confundida com:
Caso você apresente qualquer um dos sinais citados procure por um profissional especializado, somente ele poderá relacionar os sintomas a um diagnóstico individualizado e indicar o tratamento ideal para você.
Material escrito por: Dr. Eduardo Diniz
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, é especialista em Cirurgia Geral, Angiologia e Cirurgia Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711