Por: Publicado em 28/08/2019

Check Up Vascular: quando fazer

As doenças vasculares são responsáveis por milhões de mortes todos os anos, com destaque para o AVC, que mata cerca de 6,2 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitos desses casos poderiam ser evitados por meio da realização de um check up vascular, capaz de diagnosticar precocemente problemas relacionados à saúde vascular.

A grande maioria das doenças vasculares são silenciosas e não manifestam sintomas aparentes nos estágios iniciais. Muitos pacientes só buscam ajuda médica quando identificam que há algo errado, ou seja, quando o quadro já se agravou, o que compromete a realização de um tratamento eficaz.

É por isso que fazer check ups vasculares regularmente é a melhor solução para obter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura das doenças vasculares. Entenda melhor a importância desse procedimento!

Por que realizar check up vascular?

O check up vascular é a melhor alternativa para identificar os primeiros sinais ou sintomas que apontem algum tipo de risco para o acometimento de doenças vasculares, ou uma doença em estágio inicial. Durante o procedimento, o paciente é submetido a um exame físico realizado por um angiologista ou cirurgião vascular, a fim de detectar alguma alteração na saúde vascular.

Além disso, o médico responsável analisa o histórico de saúde e solicita a realização de exames laboratoriais e de imagem com o intuito de avaliar a saúde vascular do paciente com maior precisão e eficácia. Com os resultados em mãos, é possível obter um diagnóstico precoce e definir qual é o tipo de tratamento mais adequado para cada caso.

Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de o paciente se recuperar 100% e voltar a ter uma vida normal. Por isso, o check up é tão importante para nossa saúde vascular!

Quais são os exames necessários?

De maneira geral, os exames laboratoriais solicitados pelo médico são:

• hemograma;
  • glicemia;
  • triglicérides;
  • colesterol;
  • coagulograma;
  • dentre outros.

Também serão solicitados exames de imagem, dos quais podemos destacar:

• eletrocardiograma;
  • ecocardiograma;
  • ultrassom vascular;
  • radiografias;
  • dentre outros.

Quais doenças o check up pode detectar?

Como a maioria das doenças vasculares são silenciosas, o check up vascular é capaz de identificar os primeiros sinais do problema, mesmo que o paciente esteja, aparentemente, saudável. Dentre as principais doenças detectadas pelo check up, podemos citar:

• AVC;
  • trombose;
  • úlcera;
  • aneurisma;
  • pé diabético;
  • insuficiência venosa crônica;

Quando fazer um check up vascular?

O check up vascular é indicado para pessoas acima de 40 anos ou que apresentam histórico familiar e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, como hipertensão, obesidade, diabetes, varizes e colesterol alto. Para pacientes que sofrem com esses problemas, o ideal é realizar um check up completo, ao menos, uma vez ao ano. Em adultos saudáveis, o procedimento pode ser realizado a cada 2 anos.

E você, tem feito seus exames regularmente ou está na hora de realizar um check up vascular? Agende sua consulta e deixe sua saúde vascular em dia!