Orientações e dicas

21/06/2016

A recuperação da cirurgia vascular é muito demorada?

A recuperação da cirurgia vascular é muito demorada?

Essa é uma dúvida muito frequente: o tempo de recuperação da cirurgia vascular. Afinal, somos seres ativos. Gostamos de ter momentos de descanso, mas não quando ele é imposto, ainda mais por um tratamento de saúde. Felizmente, o período de cuidados extensivos após a realização de uma cirurgia vascular é relativamente curto. Somente algumas orientações médicas necessárias para a plena recuperação do paciente é que precisam ser adotadas por mais tempo.

Em geral, o período necessário para o paciente receber a liberação médica para realizar atividades moderadas no pós operatório está condicionado ao tipo de cirurgia realizada e à condição de saúde que exigiu a intervenção cirúrgica. Para pacientes que trataram casos graves, o cirurgião vascular pode solicitar o afastamento das atividades profissionais e de lazer por até 15 dias.

Período de recuperação da cirurgia vascular varia conforme o tratamento

Em um tratamento para varizes, por exemplo, em que a melhor alternativa para solucionar o problema é a cirurgia para retirada da veia safena pela técnica convencional, são necessários até 15 dias de repouso relativo. Isso não significa que se deve passar esse tempo deitado, o que nem é recomendado, e sim que é necessário evitar mesmo os exercícios moderados.

Nesse período o que o paciente em recuperação pode fazer é ir ao banheiro, tomar banho, tomar café da manhã, lanchar, almoçar e jantar normalmente. A partir do terceiro dia, dependendo da avaliação médica, é possível que o cirurgião libere o paciente para fazer pequenas caminhadas com a recomendação de aumentar gradativamente o trajeto conforme deixar de haver desconforto.

Nas cirurgias em que o tratamento das varizes é feito com laser ou são retiradas apenas as veias superficiais, o paciente é liberado para caminhar já no primeiro dia pós cirurgia. E somente são necessárias seguir algumas orientações médicas para a recuperação ser plena.

Cuidados que é preciso ter

A primeira recomendação é o paciente usar meias elásticas durante o dia, pelo período indicado pelo cirurgião vascular, logo que voltar a andar. O ideal é que pacientes com varizes adquiram o hábito de vestir as meias diariamente, ainda mais se precisam permanecer muito tempo em pé ou sentados por algum motivo.

No período de recuperação da cirurgia vascular um cuidado que é preciso ter é com a exposição ao sol. Expor a pele à incidência dos raios UVA e UVB só é permitido depois que as manchas roxas desaparecerem. Esse processo leva de 20 a 40 dias para acontecer.

Outra questão à qual é necessário ter atenção é quanto aos tratamentos estéticos como depilação, massagem relaxante, drenagem linfática, entre outros. Eles só podem ser feitos depois de um determinado período pós-cirúrgico. Esse tempo depende do porte da cirurgia à qual o paciente se submeteu. Antes de realizá-los, deve-se questionar o médico se já é possível fazê-los.

O acompanhamento pós-operatório pelo cirurgião vascular para verificar os resultados da cirurgia e a evolução da recuperação do paciente faz parte dos cuidados que é preciso ter depois da realização da cirurgia vascular. Assim, é importante comparecer a todas as consultas, inclusive às anuais para reavaliação do caso e obter orientações quanto à prevenção.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp